Lagos & Cia Fórum

Forúm de discussões sobre lagos ornamentais, carpas, problemas com lagos, cuidados com peixes ornamentais, produtos para lagos ornamentais como: bombas submersas, filtros para lagos e etc.
 
Voltar a loja  InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 
 

 Como montar um Lago Ornamental - 1º Passo - Projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lagosecia



Mensagens: 23
Data de inscrição: 16/05/2011
Idade: 29
Localização: Sumaré

MensagemAssunto: Como montar um Lago Ornamental - 1º Passo - Projeto   Qua Maio 25, 2011 1:34 pm

Boa tarde a todos.

Hoje em dia é bem comum encontrar na internet sites com várias soluções e indicações de como montar um lago ornamental. Para facilitar a pesquisa e "compilar" alguns dados e técnicas de como fazer a montagem de uma lago ornamental, a Lagos & Cia irá publicar aqui mensalmente um artigo com o passo a passo de como montar um lago ornamental e hoje veremos dicas de como fazer o projeto do lago.

Projeto:

No Brasil, assim como em outros países é comum encontrar pessoas que gostam de praticar o "faça você mesmo" esse é um comportamento normal do ser humano e vem da nossa curiosidade de aprender sempre mais. É para essas pessoas e também para profissionais do ramo que apresentamos este passo a passo e o primeiro passo a ser seguido é o projeto.

Um Lago Ornamental deve ser muito bem projetado, pois a montagem é parte mais trabalhosa e é onde tem que ser tomados os principais cuidados para que o lago seja bem funcional de aparência agradável e prático para manutenção.

Em primeiro lugar precisamos definir bem o local onde o lago vai ser construído. Um lago pode ficar em quase qualquer lugar, desde a sala até o quintal, passando por escritórios e etc. mais tem que ser bem escolhido, pois ao contrario de um aquário, não tem como mudar de lugar depois (pelo menos não com facilidade).

Depois de escolher o local devemos verificar as seguintes situações.

O local tem ponto de luz (energia)? Se não tiver teremos que providenciar.
Se o lago for em ambiente interno, devemos:
- Teremos aparelhos eletrônicos perto do lago? Se sim devemos tomar cuidado com a umidade gerada por ele.
- O lago terá cascata? Se sim, tomar cuidado com a altura, pois os respingos poderão cair fora do lago.
- O local recebe iluminação natural ou não? Se sim ela é direta ou passa por alguma janela ou vidro? Isso influenciará na escolha das plantas e na possível necessidade de um filtro UV.

Se o lago é externo:
- Recebe iluminação solar direta por quanto tempo? A luz solar direta influenciará na escolha das plantas e na necessidade de filtros UV. Para lagos que recebem mais de 3 horas diárias de luz solar direta tem que ser instalado um filtro UV.
- O local é rota de escoamento de água da chuva? Em alguns casos a água da chuva pode levar detritos, terra, folhas e etc para dentro do lago, atrapalhando na manutenção, se este for o caso devemos fazer uma pequena elevação para o lago evitando que a água da chuva que escorre entre no lago.
- A casa ou o local escolhido tem circulação de crianças? Se sim, teremos que utilizar pedras maiores que não possam ser movidas ou derrubadas.
- Tem animais domésticos como gatos e cachorros? Apesar desses animais não serem um fator relevante na construção se você tiver um "marley" em casa terá que tomar cuidado.
- Clima da região - O clima da região é um fator muito importante na montagem, pois além de restringir um pouco as plantas que podem ser utilizadas, influencia na variedade de peixes e em determinadas épocas impede a inserção de animais devidos as bruscas mudanças de temperatura.

Além das questões acima, devemos pensar em um lago harmonioso e que não seja grande demais para o local.

Nunca devemos projetar um lago com profundidade exagerada, o ideal é que a profundidade seja de no mínimo 20cm e no máximo 50cm, caso o lago venha a ser muito grande (maior que 6mx6m por exemplo) poderemos pensar em profundidade maiores chegando a 1mt ou mais.

Bom por hoje é só, caso tenham alguma dúvida, por favor postem, teremos grande prazer em responder.

No próxima edição veremos como dimensionar os equipamentos.

Atenciosamente,
Equipe Lagos & Cia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.lagosecia.com.br
 

Como montar um Lago Ornamental - 1º Passo - Projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Bush sobre Irã: 'Todas opções estão na mesa'
» Dez dicas para montar hortas ecológicas
» Como se faz uma manchete
» O confronto entre Liedson e Sá Pinto, passo a passo
» Como colocar fotos no Forum

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Lagos & Cia Fórum ::  :: -